terça-feira, 30 de março de 2010

:: Pensamento do Dia ::

" A opinião pública é um tirano invisível, intangível, onipresente; uma hidra de mil cabeças; é a mais perigosa das bestas, pois é composta de mediocridades individuais"
Fonte: A Voz do Silêncio (Helena Blavatsky).

segunda-feira, 29 de março de 2010

A Desinformação: o lado negro da mídia!

E
m 1885, H. P. Blavatsky mergulhou firme na elaboração da Doutrina Secreta, paralelamente, foi publicado um relatório pela Sociedade de Pesquisas Psíquicas em que o pesquisador Richard Hodgson revelou que todas as cartas e fenômenos ocorridos pela atuação de H. P. Blavatsky seriam forjados.

O escândalo foi enorme, porém Blavatsky defendeu-se provando por todos os meios a sua inocência, mas a calúnia foi insidiosa e iria durante anos refletir na sua imagem. Depois de sua morte, ficou definitivamente afastada qualquer possibilidade de fraude.

Provou-se que Hodgson tinha sido ludibriado na sua fé pelo casal Coulomb, que tinha forjado as provas contra H. P. B. E, que por trás de todos os acontecimentos estavam alguns missionários da Índia que viam temerosos o avanço das idéias defendidas por Blavatsky.
Posteriormente, Jacques Lantier, no livro publicado em 1970, La Théosophie ou I'invasion de la spiritualité orientale, reconhece que "o escândalo orquestrado visivelmente pelo Governo inglês e as missões, atingiu o mundo inteiro. Pois, exageraram industrialmente as conclusões denunciadas".
Fonte: H. P. Blavatsky, Dados Biográficos (
www.levir.com.br).

domingo, 28 de março de 2010

Reunião 28-03-2010

P
alestra sobre a Informação como Conhecimento Aplicável à Luz dos Princípios Teosóficos...


...cujo objetivo é abordar alguns aspectos fundamentais do tema proposto, com vistas à sua aplicabilidade na tomada de decisões de qualquer natureza, apresentação proferida pelo Cel. Luiz Marques, apresentando a seguinte estrutura:

1 - Conceitos Básicos:

1.1 - A Informação como Atividade;

1.2 - A Informação como Organização;

1.3 - A Informação como Conhecimento;

2 - A Obtenção da Informação:

2.1 - Generalidades;

2.2 - A Identificação dos Fatores;

2.3 - O Levantemento das Necessidades;

2.4 - A Determinação da Suficiência;

2.5 - Os Informes:

2.5.1 - A Busca.

2.5.2 - O Processo:

a) Avalição;

b) Análise;

c) Integração;

d) Interpretação;

2.6 - A Elaboração da Informação;

3 - A Difusão das Informações.

4 - A Utilização das Informações.

5 - Um Critério de Classificação das Informações:

5.1 - Quanto à Origem:

a) Institucionalizada;

b) Empíricas;

5.2 - Quanto ao Tipo:

a) Diagnóstico;

b) Laudo:

c) Parecer;

d) Outros;

5.3 - Quanto a natureza ou Caráter:

a) Político;

b) Econômico;

c) Social;

d) Militar;

e) Científico-Tecnológico;

f) Religioso, Filosófico, Biográfico, Histórico;

g) Outros;

5.4 - Quanto ao meio de Difusão:

a) Oral;

b) Escrito;

c) Fotográfico;

d) Teleprojetada;

e) Telepática;

f) Outros;

5.5 - Quanto à validade no tempo:

a) Indeterminada;

b) Básica;

c) Corrente;

d) Prospectiva;

5.6 - Quanto à validade no espaço:

a) Local;

b) Regional;

c) Nacional;

5.7 - Quanto aos fins:

a) Operacionais;

b) Estratégicos;

c) Históricos;

d) Outros;

5.8 - Quanto ao grau de sigilo:

a) Ostensivo;

b) Restrito;

5.9 - Quanto ao interesse da fonte:

a) Interessadas;

b) Desinteressadas;

c) Formais ou neutras;

6 - Princípios Gerais ou Doutrinários:

6.1 - Princípio da Objetividade;

6.2 - Princípio da Organização;

6.3 - Princípio da Integralidade;

6.4 - Princípio da Amplitude;

6.5 - Princípio do Controle ou da Responsabilidade;

6.6 - Princípio de Compartimentação;

7 - A Espionagem:

a) Origem:

- Bíblia (AT): Números (13:1*33)

Josué (2:1 a 20)

7.2 - Aspectos Operacionais;

7.3 - Aspectos Estratégicos;

7.4 - Aspectos Políticos;

7.5 - Aspectos Jurídicos;

8 - O Terrorismo:

8.1 - Origem:

- Bíblia

8.2 - Aspectos Políticos;

8.3 - Aspectos Sociais;

8.4 - Aspectos Psicológicos;

8.5 - Aspectos Econômicos;

8.6 - Outros;

9 - A Contra-Informação:

9.1 - Generalidades;

9.2 - Contra-Terrorismo;

9.3 - Contra-Sabotagem;

9.4 - Contra-Espionagem;

9.5 - Contra-Propaganda;

9.6 - Outros;

10 - Conclusão:

10.1 - Poderá a Informação, como: atividade, organização e conhecimento, contribuir para a concretização dos ideais de Fraternidade Universal?

10.2 - Da mesma maneira poderá dar suporte doutrinário para o estudo de Religião, Filosofia e Ciências comparadas?

10.3 - Finalmente, poderá estimular a investigação das leis não explicadas da natureza e dos poderes latentes no homem?

sexta-feira, 26 de março de 2010

:: Você Sabia? ::

O meu sentimento por mim não é determinado por como você me vê. Mas, o meu sentimento por mim é determinado por como eu vejo você. Isto é , o oposto do que a maioria das pessoas pensa. O mundo é o EFEITO e isso coloca você com a CAUSA. Conforme, o Buda:
"Só há um EGO parecendo vários"
Ou seja, só um de nós pensa que está aqui. E, vc está incluido. Se você passa a vida julgando e condenando os outros, tendo pensamentos negativos... está mandando uma mensagem para o seu inconsciente de que você é culpado!
O perdão mostra que não há pecado!!! Estamos assumindo a responsabilidade por tudo, pois o tempo e o espaço são criações nossa, isto é, o EGO cria uma falsa sensação de separação. Portanto, nós que inventamos TUDO!
Fonte: O Segredo da Felicidade (Documentário).

segunda-feira, 22 de março de 2010

Viagem Astral

F
oi um termo criado pelo pesquisador americano Robert Crookal, recebendo outras denominações, como:
a) Keshara: Termo sânscrito empregado pelos hindus;
b) Delog: Termo empregado pelos tibetanos;
c) Desdobramento: Termo oriundo do espiritismo;
d) Arrebatamento: Termo empregado em igrejas protestantes;
e) Projeção da Consciência: Termo técnico usado por pesquisadores;
f) OBE: Out-of-Body Experience: termo da língua inglesa
Nota-se, que as experiências fora do corpo receberam diversas denominações ao longo das últimas décadas! Junto com elas foram elaboradas inúmeras confusões nefastas acerca deste assunto!!! Pois bem, Projeção da consciência, experiência extracorporal, desdobramento, projeção astral ou viagem astral são termos usados alternativamente para designar as experiências fora do corpo (do inglês, out-of-body experience – OBE ou OOBE) que pode ser realizado por qualquer pessoa, por meio do sono, via meditação profunda, ou outras técnicas de relaxamento.
A Projeciologia acredita que, durante a projeção, quando lúcida, o indivíduo está ciente de que se encontra fora do próprio corpo, projetado por meio do (corpo astral, perispírito, psicossoma, etc.). Por intermédio da projeção da consciência é possível conhecer dimensões extrafísicas, relativas ao plano astral ou espiritual.
A projeção da consciência é uma experiência tipicamente subjetiva, descrita muitas vezes como próxima a sensação corporal de estar flutuando como um balão, e em alguns casos conforme relatos, havendo a possibilidade de estar vendo o próprio corpo físico, olhando-o sob o ponto de vista de um observador, fora do seu próprio corpo (autoscopia). Estatisticamente, uma em cada dez pessoas afirma ter tido algum tipo de experiência fora do corpo em suas vidas.
Para alguns, o fenômeno ocorre espontaneamente, enquanto para outros está relacionado a circunstâncias de perigo, como os estados de coma, em sonho profundo, ou também relacionados as experiência de quase-morte, ou mesmo induzida através do uso de drogas e psicotrópicos, sendo um método condenável pelos verdadeiros ocultistas, salvo o xamanismo.
Paralelamente, a medicina começa a tratar o assunto com mais atenção devido aos inúmeros relatos de experiências quase-morte (EQM). No entanto, explicações científicas parciais foram elaboradas para as EQMs que não envolvem a projeção da consciência, continuando sem explicação científica. Bunning e Blanke (2005) do Laboratório de Neurociência Cognitiva, Ecole Polytechnique Federale de Lausanne (EPFL), Lausanne, e Departamento de Neurologia, Hospital Universitário, Genebra, Suíça, revisaram alguns dos fatores clássicos que indicam e podem induzir a autoscopia. Estes são sono, abuso de droga, e anestesia geral, assim como o próprio neurobiologismo.

Em resumo, existem várias modalidades de Viagem Astral:


a) Projeção em tempo-real: quando o projetor projetaria-se para fora do corpo físico e cairia no plano mais próximo ao plano físico, vivenciando tudo ao seu redor. Quem conseguiria este tipo de projeção, poderia relatar acontecimentos do cotidiano, naturais e extrafísicos. Dependendo do nível do projetor seria possível interagir com o plano físico.

b) Projeção involuntária: ocorreria com a maioria das pessoas que acordariam dentro dos sonhos sem sua própria vontade.

c) Experiência quase-morte: seria a experiência ocorrida quando, devido a uma doença grave ou acidente, a pessoa sofre o chamado "estado de quase morte". O coração e todos sinais vitais, inclusive as ondas cerebrais detectadas por aparelhos, parariam e a morte clínica do paciente estaria atestada pelos médicos. Nessas situações, acredita-se que o 'espírito' não se desligaria do 'corpo físico' e o paciente "milagrosamente" ressuscitaria. Após o retorno de consciência, cerca de 11% dos pacientes relatam experiências, alguns deles descrevem com detalhes de tudo que aconteceu enquanto estava "morto" porque manteriam a consciência enquanto no veículo astral, fora do corpo físico, enquanto estariam presente no ambiente ou pairavam sobre o corpo. De acordo com Dr. James E. Whinnery, a experiência de quase morte não permitem a confirmação das projeções que poderiam ser explicadas como um processo neurofisiológico que leva à ilusão da projeção. Entretanto, para Titus Rivas, a EQM não pode ser completamente explicada por causas fisiológicas ou psicológicas, pois a consciência funcionaria indepedentemente da atividade cerebral.

d) Projeção voluntária: este tipo de experiência poderia ser induzida através de técnicas projetivas, meditação, amparo extrafísico, entre outras técnicas. Segundos os praticantes de Yoga, Teosofia, algumas correntes filosóficas e escolas de estudos do pensamento a "projeção consciente" poderia ocorrer com qualquer pessoa, esteja ela consciente do fato ou não. Isto quer dizer que uma pessoa poderia "projetar sua consciência" sem saber que está realizando esta ação, entretanto, seu subconsciente está plenamente ciente da condição existencial que está sendo vivenciada. Expressões populares como: o pensamento voa, estava pensando tão longe… ou estava tão longe… são extremamente corriqueiras e indicariam claramente a tendência natural em assimilar este tipo de ação mental, comum a todos nós. Segundo alguns praticante de Yoga, o grande problema para as pessoas comuns está em compreender a relação consciência versus tempo e espaço.

Porfim,

"Ninguém pode ter uma compreensão nítida das doutrinas da Religião-Sabedoria, se não souber e não compreender conscientemente que no nosso sistema solar existem planos perfeitamente definidos, cada um formado pela sua matéria de difererentes graus de densidade, e que alguns desses planos estão abertos à visita e à observação dos que conseguirem obter requisitos necessários para isso, exatamente como qualquer país estrangeiro está ao alcance do turista."

Leadbeater

O Plano Astral

  • Região ou estado que o homem ingressa imediatamente após a morte - o Hades ou mundo inferior dos gregos, o purgatório ou etapa intermediária dos cristãos, e que os alquimistas da Idade Média chamavam "plano astral";
  • Não há uma descrição completa sobre este plano astral, pois trata-se de um vasto e, ainda invisível e populoso mundo para o homem comum;
  • Mesmo que a grande maioria da humanidade não tenha consciência desta outra dimensão não torna relativo a realidade do plano astral;
  • Pois, é um fato absoluto para os clarividentes e, homens com poderes devidamente desenvolvidos;
  • Desde os tempos remotos a humanidade sabe da existência de dimensões inferiores ao nosso plano físico, bem como, dimensões superiores ao mesmo;
  • A descrição da pluralidade dimensional pode ser encontrada no cristianismo, islamismo, judaísmo, hinduísmo, budismo, espiritismo,.. em tantos outros "ismos";
  • Tais planos são nomeados por ordem decrescente de densidade da matéria que os forma, respectivamente, como:

físico

atral

mental ou devachânico

búdhico

nirvânico

+ dois incognoscíveis

  • A matéria que forma estes planos é absolutamente a mesma; a sua densidade em cada um deles é que difere, fato que revela os diversos estados vibratórios da matéria;
  • Portanto, a Região Astral (descrita por C. W. Leadbeater) forma o segundo destes grandes planos da natureza - o imdiatamente superior (ou inferior) a este mundo físico;
  • Outra denominação para o plano astral é "o reino das ilusões", porque: 1*) os seus habitantes tem o poder maravilhoso de mudar constantemente de forma com uma enorme rapidez, exercendo uma espécie de magia ocasional sobre aqueles à custa de quem se querem divertir; 2*) a faculdade de ver nesse plano é muito diferente da faculdade visual que nos é dada no plano físico, pois um objeto é, por assim dizer, visto por todos os lados ao mesmo tempo confundindo o observador;
  • Por outro lado, um estudante de ocultismo, dirigido por um Mestre capaz, não cometerá atenhará as "ilusões", a não ser por uma questão de precipitação ou falta de cuidado, visto que os discípulos seguem um curso regular onde aprendem a ver com precisão na luz astral;
  • Além disso, é necessário aprender a transladar o que vê, de um plano para outro, em virtude disso, o neófito deve ser treinado cuidadosamente em transportar a sua consciência do plano físico para o astral ou mental, e vice-versa;
  • Os teosofistas alertam para que aspiremos a vida do espiríto, ou seja, regiões mais elevadas ao invés de prender a nossa consciência unicamente no mundo astral, desistindo de um desenvolvimento mais espiritualizado;
  • Porém, existem homens ou Mestres da Sabedoria que são dispensados da experiência no plano astral, podendo logo de princípio começar pelo desenvolvimento das faculdades mentais mais elevadas noutros planos superiores a este;
  • O ser humano em geral deve se contentar em abrir o caminho astral - passo a passo - gradualmente, e visto que é esse plano astral o imediatemente a seguir ao nosso mundo de matéria mais densa, é nele que devemos começar nossas primeiras experiências super-físicas;
  • A primeira introdução nesta região notável deve ser feita de forma consciente! Exemplos: a) o pricipiante pode treinar a visão astral fixando longamente um cristal; b) transportado para esse plano acompanhado por um Mestre; c) etc;
  • O plano astral para um neofito em treinamento ou treinado se revelará como um vasto mundo repleto de vida exuberante, porém, é ai que mora o perigo! O fascínio que o plano astral pode causar sobre as consciências inexperientes, até mesmo ocultistas experientes podem deixar-se seduzir por esta dimensão, fazendo dela a meta dimensional a ser atingida, esquecendo-se que existem outros degraus nesta escada espiritual;
  • No "degrau astral" existem sete subdivisões, diversos graus de materialidade, a Visão Astral assume inúmeras características, bem como, os arquivos da Luz Astral se revelam, juntamente com a Aura mais o Duplo Etérico - todas essas questões fazem parte do Cenário Astral;
  • Pra não esquecer, o plano astral comporta uma infinidades de seres vivos e mortos, sendo os habitates divididos em três grandes categorias: 1*) os humanos (encarnados e desencarnados); 2*) os não-humanos; 3*) os artificiais;
  • Concluindo, a abertura da visão astral não deve se tornar um fim em si mesma, pois existem planos mais espiritualizados que o astral que fazem parte do processo de desenvolvimento da consciência.

Fonte: O Plano Astral (C. W. Leadbeater).

domingo, 21 de março de 2010

:: Dicas de Leitura ::

S
obre o Plano Astral:

  • O Plano Astral (C. W. Leadbeater);
  • Conceito Rosacruz do Cosmos (Max Heindel);

O Corpo Astral

  • Também, chamado de Segundo Princípio da constituição do homem;
  • Outras designações: Corpo Etérico, Corpo Fluido, Duplo, Espectro, Duplicado, Homem Astral;
  • "A melhor denominação é o de Duplo Etéreo";
  • O duplo etérico é constituído por uma matéria - "astral" - cujo grau de rarefação é superior ao da matéria física;
  • O Duplo Etérico é o "duplo" exato, ou o duplicado do corpo físico ao qual pertence, e do qual pode separar-se, mas nem sempre aparta-se por muito longe;
  • Quando se projeta o duplo, o corpo fica como que numa espécie de torpor... diminuição momentânea da vitalidade do corpo físico;
  • Pois, o duplo etérico é o veículo do princípio vital do corpo;
  • O Duplo Etérico, também, abarca os centros de sensações, ou seja, os nossos sentidos internos, bem como, emoções, sentimento, desejos, os quais geram outra definição: o Mundo dos Desejos;
  • O plano astral porta um "banco de dados" acessados por ocultistas, médiuns, etc. servindo-se deles a seu bel-prazer, isto é, para o bem ou para o mal conforme as particularidades de cada um;
  • Em virtude disso, surge a frase "ver na luz astral";
  • Com a morte do corpo físico o duplo etérico permanece nas proximidades do cadáver... é o espectro, o fantasma... tal aparição vai pouco a pouco se desintegrando simultaneamente com a putrefação do moribundo;
  • Assim, os materiais físicos e astrais (moléculas) voltam rapidamente aos seus próprios planos e se preparam para ser de novo utilizados na constituição de novas formas.

Fonte: Os Sete Princípios do Homem (Annie Besant).

Reunião 21-03-2010

P
alestra sobre o Plano Astral...

...com o médico otorrinolaringologista e espiríta Dr. Augusto Borges.

sábado, 20 de março de 2010

4* Encontro de Metafísica do Triângulo

INSTITUTO SEVA

Solidariedade e Valores Humanos em Ação

(34) 3236-9384 & (34) 3236-2745

:: Pensamento do Dia ::

S
obre a causa de nossos problemas ambientais:

"O grande filósofo e cientista inglês Francis Bacon, já no século XVI, dizia que para se dominar a natureza é preciso primeiramente obedecê-la."

Samuel Murgel Branco

Palestra: A Chave da Informação!

(34) 3236-8661

sexta-feira, 19 de março de 2010

Karma Acumulado...


... ou acúmulo de Karma latente, esse é o depositório, isto é, a reserva do bem potencial e do mal herdado de cada uma das existências passadas, tratando-se de potencialidades, recompensas e punições, todas elas aguardando oportunidade favorável para manifestar-se no presente, bem como, no futuro!

Karma Habitual

Simplificadamente, é o resultado da constante repetição de qualquer pensamento ou ação. Portanto, o Karma Habitual tende a reproduzir a repetição de acontecimentos ou efeitos semelhantes na vida da pessoa, até que Ele seja alterado, isto é "maus hábitos" tem de ser contra-arrestados pelo "bons hábitos" ou "hábitos contrários".

Karma de Morte Próxima

Texto em construção...

quinta-feira, 18 de março de 2010

quarta-feira, 17 de março de 2010

Força & Rapidez do Karma

E
m conformidade com, as palavras do Irmão Atisha há quatro tipos:

"Os primeiros três ficam do Lado Ativo da Vida Presente; o quarto é a herança de todas as nossas existências anteriores."

terça-feira, 16 de março de 2010

Karma Destrutivo

Texto em construção...

Karma de Oposição


Texto em construção...


Karma de Sustentação

Texto em construção...

Karma Reprodutivo

Texto em construção...

Karma Funcional

De acordo com, A Doutrina do Karma (Irmão Atisha)
existem quatro tipos de Karma Funcional:

Karma Ativo & Karma Passivo

Texto em construção...

segunda-feira, 15 de março de 2010

Karma Mental

Nas elevadas regiões - Mundo puramente Mental - onde desejos, paixões e emoções não se mesclam com o ato de mentalizar, o Karma atua poderosamente. Porque, o Pensamento e a Vontade são realmente criativos e, na verdade...

"querer é realizar"

...e os resultados seguem-se imediatamente.

Fonte: A Doutrina do Karma (Irmão Atisha).

domingo, 14 de março de 2010

Sobre o Tempo

Texto em construção...

Reunião 14-03-2010

  • Abertura;
  • Leitura Extra: A Simbologia da Cruz Gamada (Jean Chervalier & Alain Cheerbrant).
  • Continuação do Estudo: Estância I (Cosmogênese);
  • Comentários Gerais;
  • Encerramento;
  • Confraternização.

sábado, 13 de março de 2010

Karma Moral

S
egundo, o Irmão Atisha...

... o Karma no Mundo Moral é a Imortalidade das Ações (Suzuki), pois os pensamentos são tão reais no mundo moral como as ações o são no mundo material. Conseqüentemente, devemos compreender a imensa importância do pensamento como fator do Bem ou do Mal. Fato confirmado pelo trecho abaixo extraído da Voz do Silêncio (H. P. Blavatsky):

"Não há pensamento que não deixe vestígios."

sexta-feira, 12 de março de 2010

Karma Físico

  • No domínio puramente Físico, é a Lei da Conservação da Energia;
  • No domínio Biológico é

1 - Evolução;

2 - Hereditariedade;

  • No Reino da Natureza, são as suas respectivas Evoluções e Leis governando a persistência dos tipos, espécies, gêneros, etc.

Fonte: A Doutrina do Karma (Irmão Atisha).

quinta-feira, 11 de março de 2010

Karma Abstrato & Karma Concreto

C
onforme, o Irmão Atisha...

...do ponto de vista abstrato, Karma é a Atividade inerente à Natureza. Ou seja, trata-se do Princípio Sem Começo da Formação, que existe, essenssialmente, no Segundo Logos. Nesse Mundo Abstrato, ou Subjetivo, a Atividade Kármica produz os Paradigmas, ou Protótipos, de todas as coisas e seres que existirão sempre. Ademais, segundo Platão:

Pensamentos e Atos integram-se e formam-se em fenômenos mentais e materiais - naquilo que chamamos aparências objetivas e subjetivas. Tudo é integração de Atos ou Pensamentos, tudo é Karma, ou, pelo menos, está condicionado ao karma. Só existe aquilo que é causado pelo Ato ou pelo Pensamento.

Já, no sentido concreto, Karma é a Atividade do Mundo Objetivo, ou mundo das particularidades, isto é, da Manifestação, sendo esse o trabalho do Terceiro Logos na Natureza e do Princípio da Mente (Manas) no Homem. A Atividade Kármica da Mente Criativa, ou Espiríto, gera a variedade infinita de formas no Universo, que se desenvolve por conter, intrinsecamente, os germes geradores de formas futuras e mais perfeitas, resultantes de atividades precedentes ou por elas efetuadas.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Sobre o Karma

1 - A origem do Karma reside, de forma inerente, no Segundo Logos, mas é guiada pelo Terceiro Logos, ou Demiurgo;
2 - O Desenvolvimento do Karma é Evolução em seu mais alto sentido: física, moral, mental e espiritual;
3 - A cessação do Karma é o Nirvana
.
Fonte: A Doutrina do Karma (Irmão Atisha).

terça-feira, 9 de março de 2010

A Definição Quíntupla do Karma

1 - Ato, ação ou atividade;
2 - A Lei de Ação, ou de Causa e Efeito, ou de Retribuição;
3 - Retribuição;
4 - O cabedal de méritos e deméritos da pessoa; o estado em que ela está para receber méritos ou deméritos;
5 - Caráter, que é o resultado da semeadura e das experiências passadas.

Fonte: A Doutrina do Karma (Irmão Atisha).

segunda-feira, 8 de março de 2010

:: Pensamento do Dia ::

"Não somos seres humanos passando por uma experiência espiritual... Somos seres espirituais passando por uma experiência humana..."
Theilard Chardin

domingo, 7 de março de 2010

Reunião 07-03-2010

Atividades Desenvolvidas:
  • Relaxamento;
  • Entrega do texto sobre A Doutrina do Karma (Irmão Atisha);
  • Continuação da Estância I (A Doutrina Secreta, Cosmogênese);
  • Comentários Gerais;
  • Encerramento;
  • Confraternização.

sábado, 6 de março de 2010

A Doutrina do Karma!

Tempestades, terremotos, tsnunamis são de todo um mal? O que está por trás das catástrofes coletivas que suscederam com o Haiti, Chile, Taiwan...? Individualmente, como lidar com a perda, com a morte de um ente querido?

Pois bem, segundo o Irmão Atisha...

Karma é uma palavra sânscrita que, tecnicamente, significa ação. Vulgarmente, nos referimos ao Karma como a Lei da Causalidade, ou de causa e feito, ou de justiça divina, que liga todas as ações - mentais, morais e físicas - a seus repectivos efeitos nos mundos físicos e metafísicos. Em virtude dessa lei, o homem nasce sob o signo de influências fatais, que atuarão sobre a sua vida e sobre ele próprio, segundo determinações oriundas de sua vivência no passado, recente ou remoto. Sua função específica consistente em retificar, com toda a precisão, erros, deficiências ou desequilíbrios. O Karma pode ser individual ou coletivo, e pode ser físico, astral ou mental, segundo opere num desses três planos ou níveis. Suas leis são dispostas ou reguladas, em sua aplicação, por grandes Inteligências, conhecidas como os Senhores do Karma (Lípikas ou "escribas", em sânscrito), Hierarquias superiores que presidem a realização do Karma.

...para compreender mais os aspectos intrigantes dessa Lei Divina, indi - ca-se a leitura da obra de Atisha entitulada como: A Doutrina do Karma, livro que aborda com lucidez este assunto tão atual e presente no sensalionalismo da mídia mundial.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Cinco Fatos da Doutrina Secreta

1 - Não existe nenhum Deus que possa ser captado na forma de uma imagem humana, por exemplo.
2 - Existe uma energia primordial, denominada Logos, que deve ser contemplada como o criador do cosmos. Esse Logos se assemelha a um arquiteto, criador de uma estrutura, realizada pelos outros, pelos obreiros (as forças que atuam no cosmos).
3 - As forças que atuam no cosmos são polares:
a) energia inconsciente, que reside na matéria.
b) a alma ou a consciência cósmica, pela qual essa energia é dirigida (comparar com Pã-Hermes).
4 - A matéria é eterna como portadora de vida. Portanto, não existe nada na natureza que não tenha vida.
5 - O cosmos foi criado segundo um plano ideal, que está no absoluto desde a eternidade (comparável ao Ain Soph dos cabalistas).
Fonte: História do Esoterismo Mundial (Hans-Dieter Leuenberger).

quinta-feira, 4 de março de 2010

Doutrina Secreta: Seis Pontos

1 - O ensinamento secreto (designado por esoterismo) é a reunião da sa - bedoria de todos os tempos a sabedoria primordial acumulada por toda a humanidade, tal como foi vista desde a eternidade.
2 - Tudo provém de uma causa primordial básica, de um ponto central, com o qual está em relacionamento e com o qual permanece unido.
3 - O cosmo é a manifestação periódica e cíclica de um ser desconhecido, absoluto, que pode ser chamado de ELE.
4 - O cosmo, com tudo o que ele contém, chama-se Maya (ilusão), porque cada forma nele disponível, se comparada como o absoluto, é efêmera e se modifica constantemente.

5 - Tudo no cosmos tem consciência, de modo específico e dentro de seu limite de percepção.

6 - O cosmo se move de dentro para fora e é dirigido dessa maneira. Cada ação exterior é provocada por motivações interiores.

Fonte: História do Esoterismo Mundial (Hans-Dieter Leuenberger).

quarta-feira, 3 de março de 2010

Três Teses Básicas da Doutrina Secreta

1 - Existe algo Absoluto, a realidade única, que é tanto o ser absoluto como o não ser.
2 - A eternidade do cosmos se manifesta ciclicamente. Inúmeros universos vêm e vão como a enchente e a vazante das marés, como a alternância entre o dia e a noite, como a vida e a morte, como o despertar e o dormir.
3 - No cosmos, cada unidade essencial (alma) traz em si uma centelha do Absoluto:

"Alma Transcendental"

Fonte: História do Esoterismo Mundial (Hans-Dieter Leuenberger).

terça-feira, 2 de março de 2010

Doutrina Secreta: Quatro Pensamentos Básicos

1 - A unidade de tudo é o ser, ou seja, tudo é. Este ser tem dois aspec - tos: o positivo e o negativo. O positivo é a consciência, o negativo, a substância.

2 - Não existe matéria morta. Todo o cosmos está vivo.

3 - O homem é um microcosmo; ou seja, ele contém em si tudo que está contido no cosmos.

4 - É válida a lei de Hermes Trimegisto:

"Em cima como embaixo"


Fonte: História do Esoterismo Mundial (Hans-Dieter Leuenberger).

segunda-feira, 1 de março de 2010

A Lei Básica da Doutrina Secreta

S
egundo, Hans-Dieter Leuenberger - autor da obra História do Esoteris - mo Mundial - o divino e o humano não são diferenciáveis na sua essência, mas manifestações de um mesmo princípio em esferas diferentes. Do mesmo modo, o bem e o mal não são verdades eternas.

"Tudo é UM"